Herança do relatório
Muitas vezes um grupo de relatórios compartilha dados comuns – por exemplo, o cabeçalho/rodapé com o logo da empresa ou outros dados, como o e-mail ou o endereço, etc. Se houver a necessidade de modificar os dados da empresa, por exemplo o endereço de e-mail, então isso teria que ser feito em cada relatório! Para evitar essa tarefa entediante, é possível usar a herança do relatório. O que é a herança do relatório?
Como exemplo, relatórios normalmente possuem elementos (logo, nome da empresa, e-mail, etc.) colocados no título do relatório ou no cabeçalho da página. É possível criar um relatório base que contém somente estes elementos comuns. Todos os outros relatórios podem então usar o relatório base e assim conter todos os elementos comuns, assim como outros elementos que forem adicionados especificamente a cada relatório.
Se algo precisar ser alterado (como o logo ou e-mail), o relatório base é aberto e as alterações necessárias serão feitas ali. Todos os relatórios com herança do relatório base serão então alterados automaticamente. Na verdade, quando um relatório baseado em herança é aberto, o relatório base é aberto primeiro, seguido do relatório derivado.